segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Palhaça idealista

Alguns amigos me chamam de idealista. Penso que sou, não há como ser professor neste país sem ser idealista. Confesso, sou!!

Professor é aquele que não nivela seus alunos por baixo, mas começa por baixo, pois até que eu saiba nenhuma construção se começa pelo topo (ou pelo meio, que seja). Toda construção se inicia, me desculpem o pleonasmo, pelo início. E quando digo início, não é térreo, falo de base, pois é pelo alicerce que se tem construções sólidas.
Deste modo, se começássemos uma construção pelo térreo, talvez até chegássemos a ter o primeiro ou mesmo segundo andar, mas não seríamos muito mais felizes que isto. Professor começa pelo alicerce, pois não culpa o aluno pelo conhecimento que não tem e deveria ter. Professor não finge (ou pelo menos não deveria fingir) que o aluno sabe o que não sabe; não vira as costas para que cada um de seus alunos corra atrás do tempo perdido. Professor acredita no “antes tarde do que nunca”, encara a realidade e ajuda na construção deste alicerce, pois com esta fundação sólida a certeza do sucesso de seus alunos.
E se o Google presta hoje homenagem ao cartunista norte-americano (e não ao professor), não tem problema, é como diz o professor Alamir, no fundo somos todos palhaços (e acrescento... amamos o que fazemos, dar aulas!).

Parabéns professores!

****

Gostaria de cumprimentar minha primeira professora: minha mãe, que com seu quarto ano primário ensinava-me montar palavras e somar números. Também minha professora do pré, Alice (escolinha Turma da Mônica, em Osasco); aos do ensino fundamental, em especial a Dona Áurea (profª da 1ª série), senhora dócil e calma, pegava em minha mão para que eu escrevesse as primeiras frases (EEPSG João Larizzatti, também em Osasco);  aos do ensino médio (EE João Kopke, Fronteira/MG), em especial aos professores Miriam e Toninho (ambos de matemática), Selminha (inglês) e Renato (história); aos da graduação (UEL, Londrina/PR), em especial: Alamir e Eduardo (orientadores), e Regina Correa, Telma Gimenez e Rosalita (quem diria, inglês na minha lista!!) ; e aos atuais da FFLCH/USP, especialmente  a Aurora (orientadora) e Iannace (coorientador e prof. da FATEC).
Muito obrigada a todos vocês!

Nenhum comentário: