domingo, 25 de março de 2012

Casa da Barbie...


O congresso volta a ficar cor-de-rosa!!!
Já há algum tempo, desde 2008, se não me engano, o Brasil tem aderido à campanha mundial da conscientização sobre o câncer de mama. Desse modo, vários monumentos importantes da salve, salve, pátria amada Brasil têm ficado róseo no mês de outubro, quando acontece a batalha contra a doença.
E agora não é que a dose se repete. Durante todo o mês de março, o Congresso Nacional, por conta das comemorativas sobre a mulher, volta a ter ares de casa da Barbie; passa, então, ele a ser iluminado todas às noites na cor tida como a mais representativa do feminismo.
No dia 8 de março (dia da mulher), discursa a presidenta (1): “somos 97 milhões de mulheres, ou seja, 51% da população”; “ocupamos apenas 45% das vagas de trabalho disponíveis, e continuamos recebendo menos que os homens pelo mesmo trabalho realizado. Isso tem que melhorar!”(sic); sim Dilma Rousseff, tem de melhorar!!!
Como diz Rita Lee na canção: Mulher “Sexo frágil/Não foge à luta/E nem só de cama/Vive a mulher/Por isso não provoque/É Cor de Rosa Choque”, afinal 40% das mulheres chefiam os lares brasileiros, ou seja, temos mais casas de Barbies por aí; verdadeiras casas de Barbies, dessas que nem sempre são cores-de-rosa.
********
(1) Os dicionários aceitam o uso tanto de “presidente” como “presidenta” para referenciar a Chefe de Estado, mas “presidenta”, me parece muito mais feminino, concordam?

Pronunciamento (na íntegra) à nação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e TV, por ocasião do Dia Internacional da Mulher: http://www2.planalto.gov.br/imprensa/discursos/pronunciamento-a-nacao-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-em-cadeia-nacional-de-radio-e-tv-por-ocasiao-do-dia-internacional-da-mulher

2 comentários:

Neide Freire disse...

Eu que diga, casa da Barbie... pelo menos vemos hoje a mulher ocupar cargo de presidência, agora temos presidenta, como prefere nossa Presidente da República, e tantos outros cargos temos nos poderes[...]. Aos poucos acalcaremos mais cargos e oportunidades na vida social e familiar. Gostei do seu blog e dos seus comentários a respeito do Congresso Nacional.

Um grande abraço!

Neide

J. Figueiredo disse...

Oi querida,
As Barbies brasileiras vão conquistando seus espaços aos poucos mesmo.
Obrigada pela visita ao blog.